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Progressão
na Carreira

A progressão na carreira docente, também conhecida como promoção ou evolução funcional, deve ser um caminho de desenvolvimento profissional, incentivando a excelência na prática pedagógica e garantindo que cada avanço reflita diretamente na qualidade da educação dos estudantes.

Q47 - Q47_2

Critérios de progressão na carreira

O tempo de serviço isolado não tem impacto significativo na melhoria da aprendizagem (Hanushek, 2003; Aaronson, Barrow e Sander, 2007). Também não há evidências de efeito positivo dos títulos (especialização, mestrado e doutorado) na melhoria da aprendizagem dos(as) estudantes (Hanushek, 2003; Clotfelter; Ladd; Vigdor, 2007a, 2010b; Aronson; Barrow; Sander, 2007; Coenen et al., 2018)
  • No Brasil, nas redes de educação estaduais, entre os critérios de progressão adotados pelas redes de ensino, a por "Qualificação ou Titulação de Especialização com carga horária mínima de 360h" é a mais utilizada.

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Q49_2 - Q49

Percentual de redes de ensino que estabelecem limites orçamentários para progressão na carreira

  • No Brasil, nas redes de educação estaduais, "72,00%" não estabelecem limites para progressão.

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Q50-Q51-Q51_1-Q51_2

Amplitude temporal e interstício para progressão na carreira (em anos)

  • Em média, nas redes de educação dos estados, a amplitude temporal é de 26 anos e interstício de 5 anos.

Fonte: Dados informados por 23 estado(s) e 4266 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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