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Ingresso na Carreira
e Seleção de Professores

O momento do ingresso na carreira é estratégico para a melhoria da qualidade do ensino, por meio do recrutamento e seleção dos melhores professores. Para isso, é importante a realização de concursos que avaliem o como ensinar e não só o que ensinar, por meio da inclusão de uma prova prática. Além disso, os concursos precisam ser frequentes e com número de vagas adequado com base no planejamento da força de trabalho docente

A2 - A3

Redes que possuem Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério

  • Sim
  • Não
  • Não Informado
  • O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) é um dos principais instrumentos para organizar o ingresso, a trajetória e a progressão dos profissionais da educação, além de contribuir para sua valorização, profissionalização e desenvolvimento.

  • No Brasil, 97,0% das redes de educação possuem PCCR. Ao Detalhar por esfera administrativa, esse percentual é de 95,8% nos estados, 95,8% nas capitais e 97,0% nas redes municipais.

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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I1 - I2

Redes que realizaram seleção com prova prática

  • A prova prática é um instrumento que prediz a qualidade docente, concursos com prova prática selecionam professores mais preparados para os desafios reais da sala de aula

No Brasil, 4,3% das redes de educação utilizam prova prática em seus concursos. Ao Detalhar por esfera administrativa, esse percentual é de 16,7% nos estados, 20,8% nas capitais e 4,2% nas redes municipais.
  • Sim
  • Não
  • Não Informado

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Instrumentos de avaliação de seleção no concurso

I3 - I4

Quantidade de instrumentos de seleção utilizados no último concurso público para professores

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5 ou mais
  • O uso de múltiplos instrumentos permite a seleção de melhores professores que tenham conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos do como ensinar e que, sobretudo, saibam mobilizá-los para promover a aprendizagem de todos os estudantes.

É predominante nas redes estaduais de educação do Brasil o uso de 3 instrumento(s) de seleção para selecionar seus professores.

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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I5

Total de ocorrências dos instrumentos de avaliação no último concurso público para professores

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Frequência dos concursos

I7 - I6

Tempo desde o último concurso público para professores nas redes de educação

  • Até 1 ano       
  • Entre 1 e 2 anos
  • Entre 2 e 4 anos
  • Entre 4 e 6 anos
  • Entre 6 e 8 anos
  • Entre 8 e 10 anos
  • Entre 10 e 11 anos
  • Acima 11 anos
Em média, as redes de ensino público estaduais estão há 4 ano(s) sem realizar concurso.
Concursos frequentes tornam a carreira mais atrativa porque permitem maior previsibilidade aos participantes. Concursos menores permitem selecionar os melhores candidatos.

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A4

Quantidade de redes municipais de educação por vigência do último concurso público para professores (%)

A Constituição Federal (Art.37, inciso III) estabele que o prazo de validade do concurso público será de até dois anos. O prazo é de até e, portanto, podem ser realizados concursos com vigência menor, mais frequentes e com número de vagas adequado para dar previsiblidade e selecionar os melhores professores.

Fonte: Dados informados por 4520 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Preenchimento de Vagas

I8 - I9

Preenchimento das vagas ofertadas no último concurso público para professores

1000
0
  • No Brasil, 73% das vagas docentes ofertadas nos últimos concursos das redes de ensino estaduais foram preenchidas.
I10

vagas ofertadas e preenchidas no último concurso das redes do Brasil

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Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Ingresso de professores com formação de Nível Médio

I11

Quantidade de redes de educação que preveem o ingresso de professores de nível médio

  • Embora o art. 62 da LDB (Lei nº 9.394/1996) permita a formação de docentes em nível médio na modalidade normal para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, é importante que haja um esforço para que todos os professores da educação básica tenham formação superior, em licenciatura plena, para melhoria da qualidade da educação.

Fonte: Dados informados por 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A5

Quantidade de redes municipais de educação que preveem o ingresso de professores de nível médio (%)

Fonte: Dados informados por 4496 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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Seleção de professores temporários

I12

Quantidade de redes que realizam processo seletivo simplificado (PSS) para contratação de professores temporários (%)

A realização de processos seletivos simplificados com critérios de seleção por competências é importante para evitar a pessoalidade e o clientelismo e, sobretudo, para selecionar os melhores professores.

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A6

Quantidade de redes municipais de educação que realizam processo seletivo simplificado para contratação de professores temporários por UF

Fonte: Dados informados por 4496 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A8

Limite de professores temporários nas redes de educação (%)

  • Não possui limite
  • 0-30%
  • 30-50%
  • 50-80%
  • 80-100%
  • Não informado

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 4496 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A7

Distribuição das redes municipais que estipulam limite de professores temporários, por faixa de limite e Unidade da Federação (%)

Fonte: Dados informados por 223 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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I13

Total de ocorrências dos instrumentos de avaliação no último processo seletivo simplificado para professores temporários

A seleção de professores temporários deve seguir critérios técnicos e instrumentos de avaliação adequados, inclusive provas objetiva, dissertativa e prática para selecionar os melhores professores para a rede e garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Fonte: Dados informados por 22 capital(is) e 2846 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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A9 - A11

Remuneração dos professores temporários no Brasil

  • No Brasil, para redes Estaduais, os professores temporários recebem uma remuneração inicial em média de R$ 5.148,46, padronizada para 40h.
A10

Entes Federativos com as maiores remunerações para professores temporários

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7000
0

Fonte: Dados informados por 23 capital(is) e 4093 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

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