Carregando

Jornada de Trabalho
dos Professores

Estabelecer jornadas de trabalho adequadas para os professores é essencial para garantir sua dedicação integral à profissão, fortalecer o vínculo com a escola e os alunos, e assegurar o cumprimento do tempo necessário para planejamento e formação continuada, elementos cruciais para uma educação de qualidade.

J1

Quantidade de jornadas de trabalho previstas nos Planos de Carreira, Cargos e Remuneração

Redes Estaduais
2 jornadas

Redes Municipais
1 Jornada

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 4496 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

G1

Quantidade de redes de educação por número jornadas de trabalho previstas

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 3941 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
J2-G2

Quantidade de redes por carga horária das jornadas de trabalho previstas

Fonte: Dados informados por 21 estado(s) e 15 capital(is) e 3153 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
A1

Professores efetivos das redes de educação por UF e por jornada trabalhada (%)

Fonte: Dados informados por 15 capital(is) em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
G3

Forma de contabilização da hora de trabalho nas redes de educação

Fonte: Dados informados por 21 estado(s) e 15 capital(is) e 3153 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
G4

Forma de contabilização da carga horária da jornada de trabalho nas redes de educação

Fonte: Dados informados por 21 estado(s) e 15 capital(is) e 3153 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
G5

Quantidade de redes de educação por tipo de regra de ampliação da jornada de trabalho prevista

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
G6

Quantidade de redes de educação por tipo de regra de redução da jornada de trabalho prevista

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
J3 - G7

Quantidade de redes por parcela da jornada de trabalho destinada à hora-atividade

A lei nº 11.738/2008 estabelece no § 4º do art. 1º que na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Portanto, as carreiras precisam prever 1/3 da jornada sem interação com os educandos. Esse tempo da jornada dos professores deve ser dedicado ao planejamento individual e coletivo, à formação continuada e em serviço e à troca entre pares, sendo um elemento fundamental para melhorar a qualidade do ensino.
  • No Brasil, 71% das redes de ensino, destinam pelo menos 1/3 de suas jornadas à hora-atividade.

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
Q24

Quantidade de redes por local de cumprimento da hora-atividade

O cumprimento da hora-atividade na escola promove a integração entre os professores, fortalece o trabalho colaborativo e enriquece o processo educativo, melhorando os resultados de aprendizagem. A troca de experiências e práticas entre pares na unidade escolar é uma das estratégias mais custo-eficientes para a melhoria dos resultados de aprendizagem (Mourshed, Chijioke & Barber, 2010; Bruns & Luque, 2015) Acesse as referências completas na aba Materiais e Referências.

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados
Q25 a Q27

Professores que trabalham em uma única escola por tipo de vínculo e por UF (%)

Fonte: Dados informados por 24 estado(s) e 24 capital(is) e 4472 municípios em abril de 2025.

Elaboração: Instituto Rui Barbosa (2025)

Download dos Dados